Murças Reserva 2011

publicado em: Notícias | 0

Foi lançado no mercado o Murças Reserva 2011, a quarta colheita deste vinho produzido pelo ESPORÃO na sua quinta do Douro.

Quinta dos Murças - Esporão Douro 250

A qualidade, a consistência e o perfil dos vinhos da Quinta dos Murças foram reconhecidos recentemente pela revista norte-americana “Wine Enthusiast”, que atribuiu 94 pontos a duas colheitas distintas do Murças Reserva, a de 2010 e a de 2011. Ambas traduzem todo o potencial das vinhas velhas da Quinta dos Murças para a produção de vinhos de carácter Duriense, equilibrados e complexos, sedutores e autênticos, de grande elegância e poder de envelhecimento.

Referindo-se ao Murças Reserva 2011 como ‘poderoso, com remeniscências de um porto seco, que demonstra ter densidade e riqueza, com taninos robustos e aromas de envelhecimento em madeira’, os críticos da publicação terminam a nota de prova referindo ainda o potencial de envelhecimento.

Já a colheita de 2010 de Murças Reserva entra este ano diretamente para a lista dos 100 melhores vinhos para guarda – Top 100 Cellar Selection. Um vinho a não perder segundo a Wine Enthusiast, que o caracteriza como ‘denso e impressionante, de forte riqueza e estrutura. O vinho permite que a fruta maduras se expresse, com um carácter forte e suculento, permitindo um envelhecimento por muitos anos graças aos seus taninos firmes’.

Os vinhos Murças Reserva provêm de parcelas de vinhas velhas da Quinta duriense do Esporão, situadas a 100 e 300m de altitude, que obedecem a práticas agrícolas sustentáveis. São utilizadas as castas tradicionais do Douro, colhidas manualmente, vinificadas em lagares de granito, com recurso à tradicional pisa a pé, sendo sujeitas a prensagem numa antiga prensa vertical.

Goste / Partilhe este artigo: