Icon é o topo de gama de Azamor e é apenas produzido em anos excecionais, sendo esta apenas a segunda colheita a chegar ao mercado, com a ambição de superar o seu antecessor.

icon azamor 2010 150

É na pequena adega boutique de Vila Viçosa, no Alentejo, onde vivem livremente mais de 70 cavalos lusitanos, que nasce o Icon d’Azamor 2010. O sucessor de um vinho que projetou Azamor no mundo e que representa na perfeição o perfil do produtor.

Propriedade de Alison e Joaquim Luiz Gomes, Azamor conta com uma pequena coleção de vinhos de elevada qualidade, no topo dos quais está o Icon. A primeira e única colheita produzida data de 2004, tendo chegado ao mercado em 2008. Uma edição muito limitada, que deixou o mercado em grande expectativa desde então.

Icon d’Azamor 2010 chega por isso com responsabilidade acrescida ao mercado. Um compromisso assumido por Alison Luiz Gomes “o Icon surgiu nos primeiros anos de atividade de Azamor, com a ambição de se tornar isso mesmo – um ícone da nossa filosofia, da nossa história, da nossa evolução. Como capítulos de um projeto em permanente crescimento e aprendizagem, tornando cada colheita numa nova e surpreendente descoberta.”.

Este vinho é elaborado a partir da combinação de três castas – Syrah (55%), Alicante Bouschet (35%) e Touriga Franca (10%), cujas uvas são colhidas à mão após uma rigorosa seleção nas vinhas. Após os processos de vinificação e fermentação, foi submetido a um estágio em barricas novas de carvalho Francês e Americano durante 16 meses.

O resultado é um vinho de cor rubi intensa, com laivos acastanhados. Os aromas, de enorme profundidade, sugerem uma complexidade de fruta que lhe confere uma estrutura redonda e densa. Na boca é poderoso mas elegante com taninos macios conduzindo a um final longo e persistente.

Disponível em quantidade limitada, ICON é uma sugestão de eleição para a quadra natalícia, seja para marcar os momentos à mesa ou oferecer a alguém especial. Uma adição de luxo a qualquer garrafeira, que surpreenderá o mais exigente enófilo.

Icon d’Azamor 2010 tem o PVP de 60,00€