Jorge Monteiro da ViniPortugal, João Rui Ferreira da Apcor, João Marinho Falcão da Vinitur e Mário Rodrigues do Alivetaste, integraram o painel do laboratório realizado neste criativo e emblemático espaço perto de Vila Nova de Famalicão.

Em casa agrícola do sec. XVIII, o Casal de Maganhe, localizado em Portela, Famalicão, nasceu este arrojado projeto após mais de 2 anos e meio de recuperação da casa e estábulo. Estudioso, autodidata, criativo, perfecionista e atrevido, o chef Renato Cunha já têm um palmarés invejável de reconhecimentos e prémios.

As sugestões do chef com base na carta, para este laboratório de “Harmonização a copo”, com o apoio da ViniPortugal, começaram por entre o panadinho e o molho verde, venha o polvo e escolha acompanhado por um Quinta dos Abibes Sublime Espumante Bairrada DOC 2009 a que se seguiu o  bacalhau com todos (melhor prato) agora com Permitido Douro DOC Branco 2013.

Seguiu-se nos peixes, ensaios sobre a caldeirada harmonizado com Royal Palmeira Loureiro Vinho Verde DOC Branco 2009 e umas lascas de bacalhau com o inconfundível Pardusco Vinho Verde DOC Tinto 2013.

Há sempre outra versão do arroz de pato deu início às carnes, com o Soalheiro reserva 2013 tendo-se seguido o interessante e saboroso terras do barroso com o melhor vinho proposto, o Vinha Othon Dão DOC 2011.

A finalizar o laboratório com as sobremesas veio um romântico amor e uma cabana  e um Andresen Porto Branco 20 anos finalizando com a chave de ouro através do tributo ao abade de Priscos e novamente a brilhar o Andresen Porto Branco 20 anos.

De realçar  a sempre surpreendente cozinha do Renato Cunha que com todo o seu profissionalismo faz deste um espaço imperdível, onde a gastronomia também tem um lado lúdico e divertido, e a simbiose arte/cultura gastronomia/vinhos são uma realidade bem interligada e trabalhada com conhecimento de causa.

Video do laboratório “Harmonização a copo”

Rua das Pedrinhas 32,
4770-379 Portela – Vila Nova de Famalicão
Telefone:252 911 700

por Mário Rodrigues