Depois do reconhecimento obtido com o projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, Tiago Pereira uniu-se ao Esporão para lançar “A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria”.

Chef André Magalhães, Olhão, Faro  27 de Setembro de 2015 450

O projeto tem como objetivo um levantamento etnográfico da gastronomia portuguesa e, em paralelo, um olhar contemporâneo de algumas dessas receitas, feito por chefs portugueses. O lançamento do “A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria” no Youtube e Facebook acontece agora e, até ao final do próximo ano, terá 15 receitas de diferentes chefs portugueses.

Ao ritmo de um episódio por mês, com diversos chefs convidados, vários conteúdos de vídeo extra, Tiago Pereira e o Esporão contam percorrer o território nacional e mostrar a diversidade menos visível da gastronomia portuguesa e das suas raízes. André Magalhães será o primeiro chef convidado e conselheiro gastronómico de todo o projeto e, para o primeiro episódio, irá recriar uma cataplana de Litão (tubarão pequeno seco) na ria Formosa, em Olhão – Algarve.

O projeto “A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria” nasce da união de vontades de Tiago Pereira e do Esporão em registar a memória da cultura imaterial portuguesa. O realizador e o produtor de vinhos e azeites têm-se juntado, ao longo de 2015, em diversas em iniciativas do Esporão como o “Dia Grande” ou os programas especiais “Pôr-do-sol Esporão”. “A gastronomia é indissociável do vinho, do azeite e da experiência do Enoturismo. E é também por isso que esta parceria é natural e inspiradora para nós, dado o nosso inconformismo e vontade constante de aprender. Para o Esporão, a preservação da memória e do património são uma base fundamental da afirmação e construção da identidade e cultura coletivas, alimentando também o nosso trabalho. A pesquisa, recuperação e divulgação do património material e imaterial português é transversal à nossa atividade”, explica Catarina Santos, gestora de marketing e comunicação do Esporão.

O objetivo comum de preservação deste património vivo levou Tiago Pereira a viajar da música para a gastronomia, onde, através do seu inconfundível cunho artístico, procura dar acesso a outra importante biblioteca digital, em constante transformação e de olhos postos no futuro.

Saiba mais sobre o projeto em:
https://www.facebook.com/esporaoecomidaportuguesaagostardelapropria
https://www.youtube.com/c/EsporãoAComidaPortuguesaAGostarDelaPrópria