Os vinhos Tyto Alba, da Companhia das Lezírias, acabam de ser premiados com Medalha de Prata nos Pentawards, considerados os óscares do design criativo de embalagens.

tyto alba 280

Os Pentawards, concurso de criatividade a nível mundial onde são premiados os melhores projetos de packaging, atribuiu Medalha de Prata ao conceito do rótulo e embalagem dos vinhos Tyto Alba, produzido pela Companhia das Lezírias. A conceção criativa é da responsabilidade de Rita Rivotti, especialista de branding e design de vinhos, sendo a segunda vez que um projeto da designer portuguesa é premiado neste concurso, depois da Medalha de Ouro atribuída ao vinho Crochet em 2014.

Tyto Alba é o nome científico da Coruja-das-Torres, uma ave de porte elegante que habita na propriedade e que tem um papel fundamental na manutenção do equilíbrio do ecossistema nas vinhas, visto que se alimenta de pequenos mamíferos que destroem as culturas. É por isso a inspiração principal do nome e do rótulo deste vinho, traduzindo a forte preocupação da Companhia das Lezírias com a preservação ambiental e a proteção das espécies. Cada garrafa relembra o olhar atento desta fiel aliada sobre as “vinhas protegidas”, garantindo a qualidade dos seus vinhos e promovendo o respeito pela natureza.

O conceito de natureza e preservação ambiental está também representado na embalagem, produzido em forma de ninho. Cada caixa, feita em madeira, tem uma abertura na frente onde é possível reconhecer o olhar da coruja como se estivesse escondida no seu ninho, protegida. Por dentro, o vinho está aconchegado em palha, completando o conceito. O design da caixa permite ainda que, depois de consumido o vinho, possa ser usada para pendurar no jardim e servir de ninho a outros pássaros.