Uma quinta onde se produzem excelentes vinhos, com enoturismo, turismo rural, a capela do Alto das Necessidades, o Museu da Vinha e do Vinho, o Museu Capela de São Macário e uma Quinta Pedagógica.

No Vale de Alcube existe uma casa antiga fundado no século XV por Álvaro de Sousa e sua mulher D. Francisca de Távora, que atualmente é pertença de João Manuel Gomes Serra e Maria Manuela Rosa de Oliveira e Silva Gomes Serra, mantendo-se assim na família, nos últimos 100 anos.

A Quinta de Alcube tem, num genuíno lagar romano, uma exposição de artefactos antigos relacionados com a história da vinha e do vinho, onde se encontra o museu respetivo.

No Museu Capela de São Macário tem em exposição artefactos com cerca de 7.000 anos, podendo-se ver em exposição a permanência do homem naquelas terras ao longo da sua história.

Um produtor com 8 vinhas, de onde se retiram uvas para a produção de brancos, tintos, rosés, espumantes e colheitas tardias.

João Serra é o maior produtor/engarrafador da região, com uma dinâmica invulgar e de uma abrangência cultural e vínica de realçar. Um Produtor a destacar e uma visita à quinta a não perder, onde ainda se produzem alguns produtos como o mel e doces.

Todas as informações em www.quintadealcube.pt/.

Unidade que integra a região da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.

 por Mário Rodrigues