A Vinha de Lordelo é a mais antiga da Quinta da Gaivosa, um verdadeiro tesouro intocável, que a lógica conduziria a replantar, mas a paixão decidiu preservar.

Quinta da Gaivosa_Vinha de Lordelo_PVP 65,90EUR 320

Domingos Alves de Sousa é um apaixonado pelo Douro e encontrou na Quinta da Gaivosa o terroir de excelência para a produção dos seus vinhos. Uma das suas particularidades é a Vinha de Lordelo, uma vinha centenária, que alberga uma impressionante coleção de mais de 30 castas autóctones, algumas delas muito raras.

Com mais de 100 anos, a Vinha de Lordelo foi (re)descoberta em 2003, quando Alves de Sousa decidiu vinificar isoladamente pequenas partes da vinha. Desde então, e embora a sua produção muito escassa (apenas um cacho por videira) sugerisse a necessidade de replantação, Alves de Sousa decide apostar na produção de um monovinha, em quantidades muito limitadas, que desse a conhecer a sua complexidade e perfil diferenciador.

Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2011 representa o Douro: uma herança de décadas dedicadas ao vinho, um património de múltiplas castas plantadas ao longo do tempo, a mestria de traduzir este legado numa garrafa. Às caraterísticas únicas do seu terroir, soma-se a excecionalidade da vindima de 2011, um ano histórico no Douro.

A sua complexidade revela-se desde logo na cor profunda e vai-se descobrindo nos aromas a violetas, eucalipto, verniz e ameixas pretas. Na boca, mostra-se envolvente, denso, mas com uma harmonia e equilíbrio notáveis. Com um estágio de 15 meses em barricas novas de carvalho francês, o Vinha de Lordelo apresenta também um grande potencial de envelhecimento.

Uma grande vinha com a impressão digital de um grande ano.

Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2011 tem o P.V.P. de 65,90 €