Principais produtores do concelho reunidos num evento que se estreia com restaurantes, produtos regionais, provas comentadas e show cooking, a completar o cartaz que a organização está a ultimar.

espumante melgaço 250

Em estreia absoluta, o evento pretende celebrar uma categoria de vinhos que nos anos mais recentes tem conquistado uma legião crescente de apreciadores. Aliás, neste momento estima-se que a totalidade dos produtores de vinhos de Melgaço esteja a lançar anualmente no mercado uma média anual de 150 mil garrafas de espumantes.

Durante três dias, a Festa do espumante de Melgaço reunirá num só espaço 13 produtores de espumantes, três expositores de fumeiro e outros produtores regionais típicos do concelho, bem como dois restaurantes que apresentarão propostas gastronómicas para serem harmonizadas com os vinhos. A estrutura onde decorrerá a iniciativa possui todas as condições de conforto para receção dos visitantes, incluindo uma área central de lugares sentados.

De cordão fino, mousse cremosa, acidez no ponto e grande capacidade de harmonização gastronómica se fazem os espumantes elaborados no concelho de Melgaço. A generalidade deles, esmagadoramente elaborados a partir da casta Alvarinho, mas também com algumas versões rosado e tinto, estará em degustação na Festa do espumante de Melgaço, que se realizará de 20 a 22 de novembro, no Largo Hermenegildo Soalheiro, bem no centro do município.

A programação incluirá ainda sessões de show cooking, em que reconhecidos chefes de cozinha reinterpretam, ao vivo e em palco, receituário com produtos e ingredientes bem identificados com Melgaço. Provas comentadas por especialistas e música completam o cartaz.