Aníbal Coutinho conduz a prova do próximo dia 27 de Novembro, pelas 18h30, na Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço.

viniportugal logo

A casta Encruzado é o centro da Prova Varietal conduzida por Aníbal Coutinho, que será realizada no próximo dia 27 de Novembro, pelas 18h30, na Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço. Uma iniciativa promovida pela ViniPortugal, com o apoio da CVR Dão, que pretende evidenciar as potencialidades da casta Encruzado, uma variedade cada vez mais em voga e que tem produzido vinhos diferentes e interessantes.

Embora a sua área de influência esteja restringida ao Dão, a casta Encruzado apresenta-se como um dos valores seguros da enologia portuguesa e uma das raras castas brancas de qualidade irrepreensível. É uma casta produtiva, sem contrariedades de monta, perfeita para a composição de vinhos estremes ou, em alternativa, para abrilhantar lotes. Quando bem trabalhada na vinha e adega, apresenta aromas delicados a rosas e violetas, leves notas citrinas, um pouco de resina, e, em determinadas condições, notas minerais intensas. Entre as suas maiores virtudes inclui-se uma capacidade única para manter um equilíbrio quase perfeito entre açúcar e acidez, proporcionando vinhos sérios e estruturados, untuosos e com uma extraordinária capacidade de guarda.

As inscrições para a prova poderão ser efetuadas pelo e-mail [email protected], mediante o pagamento de 5€. Outras informações poderão ser solicitadas a Joana Pires, através deste mesmo endereço de e-mail ou do telefone 213420690