Taberna Ó Balcão ganha Ouro no 9.º ‘Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto’.

TOB - Chef Rodrigo Castelo 2 - Copyright Mario Cerdeira 450
Foto de Mário Cerdeira

Aberto há apenas dois anos e recente nestas lides de Concursos, depois de ter conquistado o Prémio Revelação do ‘Tejo Gourmet – 5.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’, foi agora a vez do Taberna Ó Balcão, em Santarém, ter participado e ganho uma medalha de ouro na 9.ª edição mais antigo concurso do género em Portugal: ‘Gastronomia com Vinho do Porto’ (e Douro). Um orgulho para o chef Rodrigo Castelo e para toda a sua equipa.

“Foi um excelente desafio participar neste Concurso, uma vez que tive mais uma oportunidade para mostrar a diversidade dos produtos autóctones do Ribatejo, elevando-os e mostrando a sua polivalência na harmonização com os vinhos da mais antiga região demarcada do Mundo”, afirma Rodrigo Castelo, proprietário e chef do restaurante Taberna Ó Balcão.

Do menu premiado fazem parte três pratos: “tártaro de peixes e mariscos do rio” como entrada, “galo do campo com puré de ervilhas” como prato principal e “arrepiado com marmelo bêbado e gelado de figo” para encerrar gulosamente as hostes. No que toca aos vinhos, a harmonização foi feita com ‘Ramos Pinto Porto Reserva White’, ‘Vertente tinto 2011’ e ‘Niepoort Porto LBV 2008’, respetivamente.

Foram 100 os restaurantes participantes e 300 as harmonizações postas à prova desta que é uma iniciativa promovida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP), em parceria com a Inter Magazine.

Taberna Ó Balcão
Morada: Rua Pedro de Santarém, 73,
2000-223 Santarém
Telefone: 243 055 883
E-mail: [email protected]