Até 2 de Novembro, Lisboa é palco de várias ações de promoção e de divulgação dos vinhos da Região de Trás-os-Montes, realizadas pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) no âmbito do Encontro com o Vinho e Sabores 2015.

Trás-os-Montes 450

#euprovotrasosmontes é o mote para um programa de atividades que começa no restaurante Viva Lisboa (Neya Lisboa Hotel) e que propõe um jantar assinado pelo Chef Pedro Almeida sob a supervisão de Miguel Laffan (estrela Michelin) destinado a saborear Trás-os-Montes à mesa, na companhia de um buffet de vinhos assinado por nove produtores da Região.

Empada de alheira de Mirandela, duxelle de cogumelos e jus do assado antecede polvo à transmontana com arroz malandrinho do mesmo, bacalhau assado com pão de centeio, grelos salteados e puré de alho negro, posta mirandesa, creme de castanha e chip de batata com chimichurri, finalizando com um buffet de doces conventuais que harmonizam, no seu todo, com referências de vários produtores.

A 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, é também ao jantar que alguns restaurantes de Lisboa aderem a uma ação de promoção e prova da Região: Viva Lisboa, Petit Palais, Olivier Avenida, K.O.B., Tabik, Sommelier e Este&Oeste são os sete espaços que acolhem referências de 18 produtores que vão variando ao longo dos três dias.

A iniciativa, integrada no plano de promoção da Região Vitivinícola traçado para 2015, desenvolve-se a par de uma campanha intitulada #euprovotrasosmontes que, até ao final do ano, levará aos principais centros urbanos algumas ações de prova e divulgação de vinhos e produtos transmontanos.