Os visitantes podem esperar muito e bom vinho na 16ª Mostra Gastronómica que acontece de 30 de Outubro a 8 de Novembro, no pavilhão multiusos de Arraiolos.

arraiolos 450

São esperadas cerca de 20 mil pessoas neste evento, que podem encontrar o que há de melhor neste concelho no Alentejo, a empada, a tapeçaria e, claro, o vinho.

Em Arraiolos, produz-se vinho de boa qualidade, dada a exposição solar aos prados mediterrânicos e vermelhos e ao empenho e dedicação dos produtores e enólogos locais, que trabalham diária e afincadamente para dar a garantia de qualidade a estes vinhos, tanto em castas brancas ou tintas. Neste evento, os visitantes poderão ter a oportunidade de o comprovar, podendo degustar este “néctar dos deuses” produzido em Arraiolos.

Arraiolos tem uma área de vinhas de cerca de 500 hectares, num concelho com uma área de 683,75 km².

São sete as adegas mais notáveis residentes neste concelho: a Adega das Mouras, considerada uma das maiores áreas contínuas de vinhas da Europa, com uma área de vinha de 226 hectares; o Monte da Ravasqueira, que só este ano já somou 12 medalhas em concursos internacionais pela qualidade dos seus vinhos: o Monte da Comenda, uma exploração agrícola familiar; a Herdade dos Coelheiros onde os visitantes podem desfrutar de uns dias com coutadas de caça, olival, montada e nogueira; a Herdade da Calada com 100 hectares dos cerca de 30 de área de vinha; o Monte do Pintor também com uma área de aproximadamente 30 hectares de vinha; e o Solar dos Lobos, uma exploração agrícola familiar com 50 hectares.

Na 16ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, estão também inseridos a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada de Arraiolos.