A principal experiência do vinho em Portugal estará de regresso de 25 a 28 de fevereiro de 2016, no Palácio da Bolsa.

Essência do vinho 2015 450

Essência do Vinho – Porto está já nesta fase a preparar a programação da 13ª edição, que promete surpreender. Entre as novidades, destaque para a maior representação de sempre de jornalistas, líderes de opinião e importadores internacionais, que aproveitarão o evento para conhecer melhor a diversidade dos vinhos portugueses e, noutros casos, estabelecer novas parcerias de negócio.

A comitiva internacional de convidados será representativa de vários dos mais importantes mercados recetores de vinhos portugueses, não apenas da Europa como de outros continentes. No que respeita a jornalistas e líderes de opinião, os convites estão igualmente a ter em consideração as nacionalidades, a notoriedade e influência de cada elemento no respetivo país de origem.

Entretanto, já se iniciou o período de comercialização de espaços para expositores. A exemplo das anteriores edições, o eventoconta ter representados mais de 350 produtores, portugueses e internacionais, totalizando acima de 3.500 vinhos em degustação livre. Em simultâneo decorrerá um intenso programa de atividades paralelas, que inclui provas comentadas por especialistas, jantares de harmonização enogastronómica e uma das mais significativas provas anuais de vinhos portugueses.

O “TOP 10 Vinhos Portugueses” reunirá uma seleção dos vinhos mais bem pontuados pela revista Wine – A Essência do Vinho. Os grandes finalistas serão alvo de uma derradeira avaliação por um júri internacional, que durante uma manhã provará, em regime de prova cega, sem conhecimento prévio dos vinhos, vinhos DOC e vinhos fortificados.

Realizado pela primeira vez em 2004, Essência do Vinho – Porto é uma organização da empresa EV-Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto.