Uma residência artística no Douro inspirou a artista macaense Cindy Ng a experimentar a combinação de vinhos do Douro (Porto e DOC) e vinhos verdes.

So far, so close_Cindy Ng 450

Tintas convencionais foram utilizadas para criar trabalhos onde se fundem técnicas pictóricas, mas também, influências culturais e tradições estéticas, entre Oriente e Ocidente. O resultado está à vista, no Museu do Oriente, de 24 de Setembro a 23 de Outubro.

A inauguração da exposição “So Far, So Close” é marcada por uma performance multimédia, durante a qual Cindy Ng vai pintar com diferentes materiais, incluindo vinho, ao som de música ao vivo, pelos também macaenses Folga Gaang Project (que se apresentam ao vivo com o espetáculo Picnic in the Cemetery, no Museu do Oriente, a 26 de Setembro). Posteriormente, esta performance será integrada na exposição, em formato vídeo.

A mostra engloba ainda 22 pinturas e uma fotografia em grande formato, um documentário sobre a residência da artista no Douro, o vídeo da performance inaugural e uma aplicação interativa, sugerindo uma abordagem transcultural que utiliza a tinta como meio de excelência para a expressão, mas libertando-a da subordinação ao pincel e ao imperativo da representatividade.

A peça interativa, intitulada Spirit, permite que cada visitante transforme uma imagem estática da exposição em vídeo. Para tal, é necessário fazer o download da app Magic Camera, abrir a app que deteta automaticamente a câmara do dispositivo móvel e focar uma imagem na parede. O programa faz upload de um vídeo da imagem, através do reconhecimento da mesma e, depois de completo o upload, o vídeo aparece no ecrã do dispositivo móvel.

Convidada pela empresa Greengrape e pelo produtor de vinhos Lima Smith para uma residência artística no Douro, em 2013, nas quintas da Covela e da Boavista, a artista macaense experimentou combinar vinhos do Douro, Porto, DOC e vinhos verdes com tintas convencionais.

Exposição “So Far, So Close
Inauguração | 24 de Setembro, 18.30
Até 23 de Outubro
Terça-feira a domingo: 10.00-18.00 (à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22.00, com entrada gratuita a partir das 18.00)
Encerra à segunda-feira
Preço: € 6,00