A partir de receitas próprias, desenvolvidas e aprimoradas num ambiente familiar  ao longo de alguns anos, resolveram comercializar os produtos, explorando um nicho ainda pouco conhecido, o dos patês de cogumelos.

pates bernardos 450

Manuel Bernardo Leal, médico anestesista já reformado, desde cedo, com o seu pai, desenvolveu todas as apetências e conhecimento que hoje possui, tendo passado dezenas de anos a estudar estes fungos. Hoje será seguramente um  dos portuguêses com mais conhecimentos na matéria.

Criou assim a Bernardos Patés Lda., conjuntamente com o seu filho Bernardo Leal. Um dos passatempos de Manuel bernardo é exatamente a cozinha, que utiliza para a criação de especiais momentos de partilha da mesa com os seus amigos.

Esta base criativa gastronómica permitiu o desenvolvimento das receitas que agora colocam à disposição e venda, através dos seguintes patês divididos em 2 grupos: os que estarão disponíveis todo o ano de acordo com as disponibilidades de fabrico, como azeitona preta, azeitona Verde, shitake e azeitona com Shitake.

Os patês de cogumelos silváticos, de acordo com a época do seu aparecimento na natureza, como boletos edulis cantharellus cibarius, lactarius deliciosus e hydnum repandum.

Como qualquer produto verdadeiramente caseiro procuram uma homogeneização no mercado  junto dos fornecedores que selecionam, estando  todavia dependente da variabilidade dos próprios produtos. Uma cozinha montada de raiz foi o criar de condições propícias excecionais para levar a bom porto todos estes objetivos.

Todo o processo de elaboração é genuinamente caseiro, sem quaisquer corantes ou conservantes. Um produto de grande qualidade que passa a estar presente no mercado, sendo inclusivamente lançado em outubro no mercado alemão, nas cidades de Munique e Hamburgo, a convite da alivetaste.com, em evento organizado pela ViniPortugal, o Wine Experience 2015.

Informações para: [email protected]

por Mário Rodrigues