Terraço

publicado em: Lugares, Opinião | 0

Um restaurante histórico da cidade de Lisboa com uma excelente cozinha, serviço de vinhos e de sala que associados a uma paisagem inebriante o tornam num espaço a não perder.

No terraço do hotel Tivoli Lisboa, em plena avenida da Liberdade, localiza-se um dos bons restaurantes da cidade das sete colinas. Aberto em 1964 e remodelado em 2008, conseguiu cativar ao longo dos anos um universo de clientes adeptos da tradição e do prestígio.

O chef Miguel Silva, à frente dos destinos da cozinha desde o final de 2014, está a fazer um trabalho notável realçado pelo magnífico serviço de sala e de vinhos. Tive a oportunidade de fazer uma degustação harmonizada, com os pratos sugeridos na nova carta e os vinhos que entenderam melhor acompanhar cada uma das criações. O resultado final foi um trabalho exemplar a todos os níveis. Um restaurante da cidade de Lisboa que merece pelo seu passado histórico o trabalho aqui apresentado, com profissionais de grande nível.

Legumes da horta, sal de citrinos tapenade de legumes e amêndoa com Murganheira reserva bruto do Távora- Varosa, camarão, polvo e lula num ceviche tépido de coco, batata doce crocante harmonizado com um verde Muralhas de Monção, tamboril em crosta de choco, arroz carolino de mexilhões, os coentros e o limão agora com um Planalto reserva 2014. Para carne costeletas de borrego, batata fumada com tomilho, harissa e  mollho do assado com Dona Maria reserva 2012.

A sobremesa foi um leite creme de pistachio, mousse de arroz doce sobre tatin de maçã e sorbet de limão e mousse manjari, geleia de laranja, fofo de alfarroba e gelado de medronho que tiveram a harmonização de um Porto Messias LBV de 2009.

Por fim a contemplação da baixa pombalina, que ficará como suporte de momentos únicos do despertar de todos os sentidos.

por Mário Rodrigues

Goste / Partilhe este artigo: