Hortense Silva, de Palmela, venceu a segunda edição do Concurso de Compota de Fruta, promovido no dia 18 de julho, pela Câmara Municipal de Palmela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Concurso Compota 450

No âmbito do projeto “Palmela, Experiências com Sabor!”, Hortense Silva, na sua primeira experiência em concursos, apresentou quatro doces que costuma fazer em casa, para a família, e o primeiro lugar obtido pela compota de Maçã Riscadinha com Moscatel Roxo foi «uma surpresa».

O segundo lugar foi atribuído a Paula Castro, com o seu doce de «Abóbora Exótica» e a empresa “Alquimia de Sabores” recebeu o terceiro prémio com a compota de Pera com Moscatel de Setúbal. No total, estiveram a concurso28 compotas, numa edição que ficou marcada pela grande criatividade dos produtos apresentados.

A escolha da melhor compota de 2015 coube ao júri composto por Ricardina Maio, da Confraria Gastronómica de Palmela (Presidente do júri), José Calado Mendes, da Câmara Municipal de Palmela, Chef Emílio Rosa, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril,  Manuel Rasteiro, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e Vitor Salgueiro, vencedor da edição de 2014.

De âmbito regional, este concurso continua a afirmar a gastronomia e os sabores locais como um importante fator de promoção turística.