Uma abordagem que se pauta pela inovação, a criatividade, o bom gosto, o despertar dos sentidos e a diferença de ser diferente.

O bom café, só por si,  é um produto que desafia a alma e desperta os sentidos. Tive o privilégio de ter sido convidado para uma das ações da Nespresso, integrado na “Gourmet week”. Esta decorreu  no espaço criativo do chef Pedro Lemos, na Foz do Douro no Porto, o restaurante homónimo que tem uma ligação quase umbilical há conhecida marca internacional de café expresso.

O resultado não poderia ter sido melhor. Excelente ambiente com profissionais cativantes e altamente conhecedores das suas áreas, uma noite de desafios sensoriais, o verdadeiro prazer da mesa que cumpriu integralmente a função social que tem.

Hoje o chef Pedro Lemos teve um convidado profissional da área da pastelaria, o também criativo chef Joaquim de Sousa, que complementou inteiramente esta deliciosa e cativante refeição. A começar um linguado au meunier a que se seguiu um salmonete braseado e feijão maduro ambos harmonizados com Terras do Grifo Essência branco de 2014. Seguiu-se um surpreendente foie gras de pato com pão de frutos secos e o ristretto india, agora na companhia de um não menos surpreendente vinho da madeira São Pedro das Águias colheita de 1987.

Ao contrário do que seria de esperar, e agradavelmente, voltámos ao peixe com uma garoupa de anzol e espargos brancos, ameijoa e topinambur a que sevoltou a juntar um Terras do Grifo, agora um grande reserva branco 2011. A finalizar os salgados um pombo royal com ristretto intenso, salsifis e cantarelos harmonizado com Quinta do Grifo reserva tinto 2011.

Passada a pasta do chef anfitreão, começámos com o chef convidado com a surpreendente sobremesa pannacotta lungo forte e trufa de chocolate com um expresso Martini, a que se seguiu um Lungo Guatemala cremoso & gelado, espuma de leite e chocolate com um Rozés 20 anos. O que se pode chamar um final feliz e delicioso a que se seguiu uma outra novidade, um café Nespresso servido num copo novo da Riedel exclusivamente para café, ou seja uma forma suprema de beber um excelente café.

Não deixaria de realçar resumidamente as diversas sinergias das vertentes aqui presentes, desde a alta cozinha do chef Pedro Lemos, a sofisticação das sobremesas do chef Joaquim de Sousa, em que os cafés Nespresso surpreenderam pela sábia integração nalguns dos pratos apresentados, os magníficos vinhos em harmonização e o surpreendente copo de café da Riedel.

Estas iniciativas já foram realizados no restaurante Feitoria, Hotel Altis Belém  (Lisboa), no dia 2 de julho com o chef residente João Rodrigues e o convidado chef Ricardo Costa, no restaurante Pedro Lemos (Porto), dia 8 de julho do chef residente  Pedro Lemos com o convidado chef Joaquim de Sousa e no Hotel Myriad by Sana Hotels (Lisboa) dia 11 de julho com chef Frederic Breitenbucher e chef’s convidados Patrick Lefeuvre e Luís Mourão. Próximos serão no restaurante Ferrugem (Vila Nova de Famalicão), dia 17 de julho dos chef’s Renato & Dalila Cunha com o chef convidado André Magalhães e finalmente Hotel The Oitavos (Cascais), dia 18 de julho com o chef residente Cyrill Devilliers e os chef’s convidados Paulo Matias, Joaquim de Sousa e Francisco Siopa.

por Mário Rodrigues