O restaurante Taberna Ó Balcão, em Santarém, tem novidades na carta. Propostas diferenciadas no que toca à oferta gastronómica de Santarém e bastante tentadoras, destacando-se o facto de casam na perfeição com a nova estação.

TOB - Lombeta de Novilho 450

Um carta repleta de sabores típicos e ingredientes tradicionais da região ribatejana, tal como o chef Rodrigo Castelo já vem habituando os seus clientes.

Ao todo são cerca de sessenta, as iguarias pormenorizadamente desenhadas e criadas por este scalabitano chef. Se os petiscos, a contarem mais de três dezenas, são “reis” da ementa, os peixes são “senhores” e as carnes “senhoras”. As hostes podem, contudo, ser abertas com uma deliciosa sopa, ‘de Ossos’ ou ‘de Peixe do Rio com Ovas’ (ou ainda ‘de Legumes’). A carta de Primavera trouxe novidades aos petiscos com a entrada do ‘Queijo de Cabra Agrária de Santarém’, do ‘Croquete de Toiro com Mostarda’, dos ‘Pimentos Padrón com Natas Azedas’, dos ‘Peixinhos da Horta com Molho Tártaro’, das ‘Enguias do Campo’, da ‘Jardineira de Caracoletas’, dos ‘Passarinhos Fritos com Malagueta Doce’, da ‘Torrada de Mexilhão’, do ‘Torricado de Bacalhau’, do ‘Ensopado de Borrego à Ribatejana com Manjericão e Tomate Fresco’ e da ‘Mini Cataplana de Enguias’. Não sendo novidades, destacam-se ainda a ‘Codorniz Ó Balcão’ e o ‘Escabeche de Coelho’.

Nos pratos de peixe – vindos do Tejo – saltam à vista os ‘Lombos de Fataça com Arroz de Berbigão’, ‘Lúcio-Perca com Puré Trufado’ e os ‘Lagostins com Açorda dos Mesmos’. A nova estação do ano acrescenta às carnes uma ‘Lombeta de Novilho com Mostarda Matizada e Trilogia de Batata-doce’, mas não deixa escapar o já afamado prato de ‘Rabo de Boi com Puré de Favas’, um ex-libris do chef Rodrigo Castelo desde Abril de 2014, quando foi lançado.

Para finalizar, são dez a sobremesas que têm tanto de tentadoras como de reconfortantes. A começar pelo inovador ‘Gelado Ó Balcão’ (que reúne em si três produtos autóctones: gelado de melão com compota de pimentos assados e nogat de pevides), desfilando pelos novos ‘Cheescake de Nutela’ e ‘Leite Creme’ e terminando com os tipicamente ribatejanos ‘Celeste de Santarém’ e ‘Arrepiado de Almoster’.

Inaugurado em Outubro de 2013, o restaurante Taberna Ó Balcão rapidamente se transformou num dos hot spots da região.

Taberna Ó Balcão
Morada: Rua Pedro de Santarém, 73,
2000-223 Santarém
Telefone: 243 055 883
E-mail: [email protected]