O blogue, especializado em gastronomia e viagens, anuncia os nomeados para a 3ª edição dos prémios que distinguem os melhores da gastronomia portuense…e não só.

Flavors and Senses_João Oliveira e Cintia Oliveira 350

O blogue Flavors & Senses, especializado em gastronomia e viagens, acaba de anunciar a lista de nomeados para os prémios “Flavors & Senses – Os Melhores para 2015”. A iniciativa, que vai na 3ª edição, irá eleger os melhores do setor da restauração do Porto em 12 categorias. Este ano, os prémios saem “Fora de Portas”, premiando também o melhor restaurante fora do Grande Porto.

Os “Melhores para 2015” pretendem distinguir não apenas os projetos consagrados, como também as revelações e nomes a seguir. Entre as categorias mais abrangentes e cobiçadas estão “Restaurante do Ano”, “Restaurante Revelação”, “Chefe do Ano”, “Chefe a Seguir” e “Empresário do Ano”. E porque cada restaurante tem um perfil distinto, os prémios englobam também categorias especializadas, como “Restaurante de Autor”, “Restaurante de Petiscos”, “Restaurante Trendy” e “Restaurante Tradicional”. Paralelamente, são também atribuídos os prémios de “Serviço de Vinhos” e “Loja Gastronómica”.

Na corrida estão nomes fortes do setor, bem como espaços que têm elevado o posicionamento da cidade nos roteiros gastronómicos. Os vencedores serão escolhidos através de uma votação de júri que inclui figuras ligadas à gastronomia, desde empresários, produtores de vinhos, outros Chefes, jornalistas e críticos especialistas.

Para João Oliveira, autor do blogue Flavors & Senses e promotor do evento, “o Porto tem vindo a afirmar-se como um destino gastronómico de excelência a nível nacional e internacional. A restauração é um dos principais pontos da atração turística e tem sido uma peça fundamental na grande dinâmica que a cidade está a viver. É difícil selecionar os nomeados, por entre tantos projetos de qualidade e consistência. Um trabalho incansável do setor que queremos reconhecer com estes prémios.”

Os melhores nomeados para 2015 nos restaurante do ano são; Pedro Lemos, The Yeatman, O Paparico, Palco (Hotel Teatro) e Vinum. Para chefe do ano, Pedro Lemos (Restaurante Pedro Lemos), Ricardo Costa (The Yeatman), Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, DOP), Arnaldo Azevedo (Restaurante Palco) e Masaki Onishi (Ichiban). Chefe a seguir, Ruy Leão (Shiko – Tasca Japonesa), Camilo Jaña (Grupo Cafeína), Pedro Sequeira (Astória), Pedro Braga (Reitoria) e Vasco Coelho Santos (Private chef). Empresário do Ano, Vasco Mourão (Grupo Cafeína), Sérgio Cambas (O Paparico, Cervejaria Brasão), Symington Family e Sagardi (Vinum), José Avillez (Cantinho do Avillez) e João Machado (Ichiban). Restaurante petiscos, Casa Vasco, Casa de Pasto da Palmeira, Petisqueira O Filipe, Los Ibéricos e Taberna do Cais das Pedras. Restaurante trendy, Portarossa, Cantina 32, Cantinho do Avillez, Casa Vasco e Champanheria da Baixa Bistrô. Restaurante tradicional, Adega S. Nicolau, O Gaveto,  Casa Inês, Mário Luso e O Paparico. Restaurante de autor, Pedro Lemos, Palco (Hotel Teatro), Casa de Chá da Boa Nova, The Yeatman e Astória. Restaurante Revelação, Casa Vasco, Reitoria, Cantinho do Avillez, Casa de Chá da Boa Nova e Cantina 32. Restaurante fora de portas, S. Gião (Moreira de Cónegos), Ferrugem (Famalicão),  Largo do Paço (Casa da Calçada – Amarante), DOC (Douro – Armamar) e Solar Bragançano. Serviço de vinhos, Vinum, The Yeatman, O Paparico, O Gaveto e Cafeína. Loja gastronómica, Club del Gourmet – El Corte Inglés, Casa Chinesa, Comer e chorar por mais, Chocolataria Equador e Quinta da Foz Garrafeira & Gourmet

A cerimónia de entrega dos prémios acontece no mês de maio, com data e local a serem anunciados.

Para mais informações sobre o blog Flavors & Senses –http://www.flavorsandsenses.com/