O gastrónomo Virgílio Gomes, defensor acérrimo do vinho a copo, foi o convidado desta harmonização realizada num dos espaços emblemáticos do norte do país, na cidade do Porto.

Com  reformulação integral ao nível da gastronomia, vinhos e serviços associados, realizou-se na Pousada do Freixo mais uma “Harmonização a copo” (com o apoio da ViniPortugal). Com o chef Tony Salgado nos destinos da cozinha e a escanção Débora Lemos nos vinhos e sala,  revelou-se ser aposta com sentido e transformação com futuro.

Com conceito gastronómico baseado nas matérias primas nacionais de sabores tradicionais, um leque de excelentes vinhos e algumas harmonizações bem conseguidas, o chef e a escanção, lançaram o mote para um trabalho que penso poder vir a ser cada vez mais consistente e muito importante na marca “Pousadas de Portugal”.

Simples… tem sabor a mar, foi o início da harmonização tendo o Pomares branco 2014 como companhia, a que se seguiu a bochecha de vitela arouquesa em tinto do douro, cremoso de alho francês e espinafres harmonizado com Quinta do Vesúvio 2009. Nos peixes o robalo do mar corado com malandrinho de grelos agora na companhia do Vallado reserva branco 2013, a que se seguiu o saboroso e mais apreciado prato de peixe, polvo braseado, couve penca, batata nova e cebolinhas que teve como sugestão Quinta dos Carvalhais encruzado branco 2012, que resultou bem.

As carnes tiveram início com leitão bísaro transmontano 12 h, molho pimenta c/ frescura de agrião e laranja que aqui foi também tradicionalmente acompanhado com um espumante, o excelente Miogo reserva branco bruto 2009. O cordeiro bragançano, molho do seu assado, esparregado de nabiças e “algo mais” foi o segundo prato de carne e o vencedor da categoria, tendo tido o Quinta Nova grande reserva 2011 como harmonização e o melhor vinho da degustação.

O muito bem conseguido abade de priscos com sorbet de limão foi o início das sobremesas, com Clã special reserve a que se seguiu, finalizando a degustação, o doçura e frescura de frutos vermelhos, melhor sobremesa harmonizada com o muito apreciado Graham’s Crusted.

Uma dinâmica fundamental em unidade hoteleira de referência, com apostas enogastronómicas cruciais numa das unidades que integra o “The Leading Hotels of the World”.

Estrada Nacional 108, 206,
4300-316 Porto
Telefone+ 351 210 114 433
Artigo
Video Harmonização
Video Pousada
por Mário Rodrigues