No calmo e relaxante rio Douro com as inebriantes paisagens envolventes e em ambiente descontraído e cativante, viveram-se momentos agradáveis na Quinta de S. José.

Passaram 7 meses, mas a alma de um dia fantástico ficou e este artigo só agora sai porque senti ser o momento certo para partilhar o espírito inesquecível vivido no dia 13 de outubro de 2014.

A convite dos acolhedores e irrequietos produtores durienses Sofia Prazeres e o marido, o enólogo João Brito e Cunho, realizou-se uma viagem ao douro e à Quinta de S. José, com visita guiada e almoço caseiro confecionado pela Sofia, harmonizado com os respetivos vinhos bem gastronómicos da quinta, onde a alma duriense do João está bem patente.

Neste almoço singular, onde os vinhos Giroflé do produtor  João Matos também marcaram presença, não faltaram as conservas de “A Poveira”, representadas pela dinâmica Sofia Brandão Espregueira. Neste homogénio e interessante grupo, estiveram três dos chefs que muito aprecio, pela sua postura, dinâmica, profissionalismo e criatividade. Refiro-me aos chefs Renato e a Dalila do Ferrugem e Arnaldo Azevedo do Palco do hotel Teatro.

Após o almoço, no meio de toda esta descontração e prazer duriense, fiz um desafio aos dois, para que de uma forma simples, criassem cada um 1 prato que tivesse como base as conservas e o que a terra dá.

Como excelentes profissionais que são, saíram três pratos que demonstram a sua criatividade. Aqui fica o registo destes momentos inesquecíveis que vamos adicionando à nossa base de dados. Prazeres da vida…

por Mário Rodrigues