A Lavradores de Feitoria lançou o seu primeiro Colheita Tardia (de 2010) em 2014, sendo que o ‘Três Bagos Colheita Tardia branco 2011’ promete surpreender ainda mais

tres bagos tardia 2011 380

Este colheita tardia da casta Semillon, produzido com uvas botrytizadas (podridão nobre) à semelhança dos reconhecidos Sauternes, revela um enorme equilíbrio entre a doçura e acidez. A sua fermentação cuidada a baixas temperaturas e o estágio de um ano em barricas de carvalho francês conferiram uma enorme untuosidade e complexidade a este delicioso vinho.

Paulo Ruão, Diretor de Enologia da Lavradores de Feitoria, descreve-o como um vinho de cor palha dourada viva e brilhante; e um aroma bastante exuberante, com as notas citrinas, nuances de figo, mel e algum alperce. Na boca é muito agradável e revela-se fresco e cheio.

Este era o vinho que faltava à Lavradores de Feitoria, uma vez que até então o produtor duriense – que não enveredou pela produção de vinho do Porto – não tinha no seu portefólio nenhum “néctar de sobremesa”; muito embora o seu consumo não se esgote nesse momento gastronómico, para o qual deve ser servido a 11.ºC.

Pelo seu posicionamento e também por ser uma edição bastante limitada, de 1000 garrafas de 375 ml, é um vinho especial desde a sua génese. Está já disponível no mercado, com um preço de venda ao público recomendado de € 11,00.