A área de produção e maturação do “Queijo Terrincho” engloba os concelhos inseridos no Vale do Douro Superior e todos os concelhos da Terra Quente Transmontana.

Digimax A50 / KENOX Q2

A disposição orográfica confere-lhe características climáticas próprias que vão do sub atlante – mediterrâneo a mediterrâneo semi – árido, quando se desce para o Douro e se caminha para Este, aumentando a influência continental à medida que se entra nas zonas planálticas.

Os rebanhos de ovinos da raça Churra da Terra Quente, aqui explorados e com atributos zootécnicos bem ajustados a esta zona, são fundamentalmente suportados através de pastagens e lameiros.

É este complexo de montes, planaltos secos e céu luminoso de condições ecológicas particulares, associado a um maneio tradicional, que contribui para que as ovelhas Churra da Terra Quente (Terrinchas) se distingam das outras raças de ovelhas existentes em Portugal, pelos chifres e lã extensa que possuem e que as protege do clima agreste transmontano, produzindo leite com características específicas, sob as normas DOP (Denominação de Origem Protegida) – Terrincho.

É um queijo curado de fabrico artesanal resultante do esgotamento lento da coalhada após a coagulação do leite de ovelha crú extreme (raça Churra da Terra Quente), coalho de origem animal e sal. Pasta bastante curada ligeiramente untuosa, apresenta uma cor amarelada com um aroma suave e característico e um sabor limpo. O queijo é curado em tábuas de madeira até se obter a cura pretendida de 60 dias.

Um excelente queijo Português a não perder, premiado com Ouro 2015, produzido pela Quinta da Veiguinha.