O Javali

publicado em: Lugares, Opinião | 0

Aqui a cozinha cheira a tradição e sabe ao tempo dos nossos avós, uma verdadeira perdição de cozinha de tacho, a não perder em Bragança

Com construção de raiz, O Javali abriu em 2003 em pleno campo. Este espaço de verdadeira cozinha tradicional é propriedade de um antigo sócio do conhecido restaurante de Bragança “Geadas”. Alberto Gonçalves pai e Flávio filho na sala com a mulher e mãe Maria do Carmo na cozinha, eis a equipa de base que nos disponibiliza momentos de verdadeiro prazer à mesa.

Uma infinidade de pratos realmente bons que tenho alguma dificuldade em selecionar mas que aqui ficam, a começar pelas sopas de perdiz, de castanha, alho e azeite, de peixe, a transmontana ou um caldo de perdiz. A truta de escabeche ou frita em alho e azeite, o congro grelhado, estufado ou albardado, as açordas de congro ou gambas, a lampreia na época ou os diversos pratos de bacalhau, assado, à Lagareiro, com Broa ou na caçarola para mencionar algumas opções nos peixes.

As carnes também uma verdadeira perdição que nos deixam indecisos na escolha, tendo posta ou costeleta de vitela, rodeão assado, lombelo de porco bísaro, cordeiro, rojões imperdíveis e perna de porco fumada (também como opção nas entradas), pernil ou secretos de porco preto. Ainda nas carnes, mas de  caça, o javali, veado ou perdiz estufados (verdadeira cozinha de tacho), perdiz de escabeche, arroz de Lebre ou lombo de javali assado na brasa. Nas sobremesas de realçar as tartes de castanha e de grão de bico.

Existindo nestes, alguns pratos por encomenda, é raro o restaurante que nos disponibiliza uma panóplia tão diversificada de “coisas” realmente boas e tradicionais da nossa gastronomia, sendo interessante que deem um especial relevo aos vinhos da região de trás-os-montes e tivemos oportunidade de provar alguns realmente surpreendentes. Pena que a região não promova devidamente os seus vinhos.

O restaurante javali, indiscutivelmente um espaço a não perder, hoje em dia bem acessível por autoestrada, sendo uma preferência dos nossos amigos galegos da vizinha Espanha.

O restaurante Javali é uma das entidades que engloba a Rota da Terra Fria Transmontana, que abrange as regiões de Bragança, Vinhais, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro

O Javali
Estrada do Portelo, km 5
Bragança
Telef: 273 333 898
https://www.facebook.com/restaurante.javali

por Mário Rodrigues

Goste / Partilhe este artigo: