O sável, um peixe do mar que escolhe as águas temperadas dos rios para se reproduzir, é o protagonista gastronómico de 24 restaurantes do concelho de Vila Franca de Xira, até 31 de março

savel 450

Conhecido pelo “Peixe da Primavera”, o sável sobe o rio Tejo de março a maio e, enquanto se alimenta, dependendo por onde passa, ganha diferentes sabores.

Sável frito com açorda de ovas ou de escabeche são algumas das especialidades que se podem encontrar nos restaurantes da Região onde a tradição de confecionar este peixe ainda se mantém muito viva. O rio sempre foi e, ainda hoje é, fonte de riqueza e subsistência para muitas famílias do concelho de Vila Franca de Xira, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida.

Os visitantes da campanha gastronómica dedicada ao sável podem ainda aproveitar para apreciar os vinhos da região e a pastelaria regional nos restantes parceiros da iniciativa, além de pernoitar nos hotéis que se associaram ao evento, com vários descontos no alojamento, e visitar o EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, que oferece o segundo bilhete na compra de um.

Ainda no âmbito desta iniciativa, realiza-se o seminário “Sável – A Afirmação de uma Marca do Tejo”, dia 21 de março, a partir das 9h00, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, dedicado à importância deste peixe para a região. Dirigido a profissionais de turismo e comércio, mas também ao público em geral, o evento conta ainda com uma sessão de showcooking do chef Hélio Loureiro, às 12h00.