Com os convidados do painel, António Condé Pinto presidente adjunto executivo da APHORT, Luís Costa jornalista da RTP e Sónia Vieira da ViniPortugal , decorreu mais uma Harmonização a copo, agora no restaurante Terrella, sob a batuta do chef Hélio Loureiro

Um espaço cosmopolita com dois conceitos diferentes, ao almoço com buffet ou ao jantar com serviço à carta, onde o conceituado chef Hélio Loureiro comanda os destinos da cozinha, criando um equilíbrio entre estes dois conceitos e uma relação preço qualidade nem sempre fácil de conseguir.

Hélio Loureiro sempre foi um chef de cozinha que me surpreendeu pela positiva. Ao longo dos anos tem tido um posicionamento constante de promoção do que de bom Portugal tem em termos da gastronomia e da cultura. Muito direto e objetivo, com um nível cultural invulgar, além de um grande profissional, nunca descurou a atenção sobre os mais necessitados, pese a vida bastante ativa que sempre teve.

Não querendo deixar de estar presente nesta iniciativa, preparou uma degustação com base no serviço à carta, apelando a alguns dos sabores tradicionais da cozinha Portuguesa, em harmonização de vinhos preparada pelo jovem e ativo gestor do restaurante Diogo Matos.

Tripas à moda do Porto e queijo camembert panado com agridoce (melhor entrada) acompanhado de Fragulho branco (douro) 2013 da Casa dos Lagares, a que se seguiram gambas salteadas com molho de caril com Muros de Melgaço branco 2012 (verde) do enólogo Anselmo Mendes. Para peixes rodovalho com favas salteadas com presunto e funcho e o Quinta Cidrô Chardonay branco 2013 (douro) da RCV, seguido de um excelente e  tradicional lombinho de bacalhau sobre esmagada de puré de grão-de-bico agora com Morgado de Sta. Catherina branco 2011 (Bucelas) da Cª Das Quintas, tendo sido esta dupla que conseguiu o trio – melhor prato de peixe, melhor vinho e melhor harmonização de toda a degustação.
As carnes começaram com bochechas de porco com puré de batata e aipo (melhor prato de carne) em harmonização com Primado tinto 2009 (Dão) da D.M. C. Pereira de Melo sendo para finalizar as carnes o tornedó de novilho com broa de avintes c/quenele rabo de boi e molho de vinho do Porto e um Rúbrica tinto 2010 (Alentejo) do enólogo Luís Duarte.
Para sobremesas o chef preparou trilogia de doces tradicionais Portugueses com sorvete de tangerina (vencedora das sobremesas) agora com o Porto Ferreira Tawny 10 anos finalizando com crepes c/molho quente de laranja, vinho do Porto e gelado de natas subindo para Porto Tawny 20 anos – Duque de Bragança.

Uma “Harmonização a copo”, com o apoio da ViniPortugal,  que funcionou em pleno, com uma equipa eficiente e atenta, uma cozinha bem conseguida e lista de vinho a copo a melhorar, onde tivemos o privilégio de ser servidos pessoalmente pelo chef Hélio Loureiro.

Veja aqui o video

Restaurante Terrella no Porto, junto à Casa da Musica
Rua Ofélia Diogo da Costa, 105 C
Telem: 910659368
Email: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/terrellaporto

por Mário Rodrigues