Um restaurante onde a cozinha tradicional é feita com simplicidade, sabedoria e precisão, pouco vulgar de se encontrar em zonas de interior

Vinte e quatro anos atrás não existia aqui nada, a não ser a casa dos sogros. Começaram a servir apenas bebidas e por necessidade algo para comer. Neste quase extremo de estrada, hoje existe uma marina, um restaurante e uma unidade de alojamento turístico com apenas 5 quartos. Local procurado por ingleses, alemães e espanhóis que chegam de carro ou de barco, procurando turismo de natureza, mas onde é possível fazer visitas a adegas da região e caminhadas, onde se poderá visitar a impressionante queda de água da Fraga.

Para se ir a este restaurante é preciso apanhar a estrada de Carrazeda de Ansiães para a Senhora da Ribeira, sendo um percurso lindíssimo, chegamos à localidade ficamos fascinados com o local junto ao rio. Quando se chega a um sítio destes anseia-se que a cozinha também não desiluda e Lina Veiga encarrega-se de tal, com a ajuda na sala da sua filha Ana Sofia. As duas formam uma equipa unida, com objetivos bem precisos, a de servir sempre o melhor que podem e sabem, evoluindo todos os dias.

Faz mais de meia dúzia de anos que perdeu o marido, ficando com a responsabilidade de dar continuidade ao negócio e à educação dos filhos, missão que tem levado a cabo com afinco, carinho e profissionalismo. Hoje as costelinhas de cordeiro, a posta de vitela, o bacalhau de cebolada, os rojões à transmontana, a feijoada ou o arroz de pato são uma prova notável de profissionalismo e dedicação. As matérias primas aqui são naturalmente respeitadas, sendo servidas, sem exceção, no ponto, uma precisão invulgar nestes espaços. O sabor dos pratos confecionados pela Lina e servidos com enorme simpatia pela sua filha Ana Sofia, são o conforto de todos os que aqui se deslocam.

Com um vinho branco e tinto, o Cabeça de Pote, que a casa adotou, e bem, de São João da Pesqueira e uma garrafeira sem muitas referências mas bem selecionada, onde os vinhos da região são reis. Doces laranjas e tangerinas das terras em frente, também são aqui servidas, nesta casa que tem a família Symington como vizinhos. Já aqui almoçou o primeiro ministro John Major entre outras personalidades que aqui vêm de uma forma descontraída, fazer um belo repasto em comunhão com a bonita paisagem duriense.

De barco ou de carro, não perca a experiência de se deslocar a este espaço e local de micro-clima agradável, pois terá uma dia reconfortante, relaxante  e inesquecível.

Restaurante Residencial Senhora da Ribeira
Cais Fluvial – Largo Senhora da Ribeira
Seixo de Ansiães, Carrazeda de Ansiães
CP: 5140-231
Telef: 278649422
Longitude:    -7.256694956730
Latitude:        41.146187138600

por Mário Rodrigues