A CEO e Directora Comercial da Lavradores de Feitoria, Olga Martins, foi condecorada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o grau de Oficial da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola

olga martins condecorada 450

A cerimónia decorreu na cidade do Porto, no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), tendo sido condecoradas mais seis personalidades ligadas vitivinicul s seis as restantes s personalidades ligadas  da Repà vitivinicultura.

Honrada e feliz são dois adjetivos que Olga Martins usou para descrever como se sentia perante tamanha distinção. Sublinhou que este não é um prémio só seu, mas também de todos os associados e equipa que faz o dia-a-dia da Lavradores de Feitoria. Também Dirk Niepoort, que para além do seu próprio projecto (Niepoort Vinhos) é administrador e acionista da Lavradores de Feitoria, foi um dos agraciados pelo Chefe de Estado, desta feita com grau de Comendador. Recorde-se que foi ele o grande mentor de Olga Martins na empresa. “Foi sob a orientação do Dirk que comecei a desenvolver o departamento comercial da Lavradores de Feitoria. Incentivou-me desde sempre e tem sido um grande apoio e, acima de tudo, amigo. Sinto-me agradecida por isso e lisonjeada de viver este momento a seu lado.”, frisa Olga Martins.

A condecoração de Olga Martins acontece um ano após ter sido eleita ‘Executiva do Ano 2013’, galardão atribuído no âmbito do ‘Prémio Máxima Mulher de Negócios 2013’, uma iniciativa promovida pela revista Máxima e pelo Jornal de Negócios com o objetivo de premiar a liderança e a gestão no feminino em Portugal. No ao passado, Olga Martins viu o seu percurso profissional voltar a ser distinguido em 2014, ao receber um  ”Voto de Louvor”, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Real, terra onde cresceu e vive.

Olhando para o seu percurso, Olga Martins ingressou na Faculdade para cursar Engenharia Química, mas cedo percebeu que não era esse o caminho, tenho descoberto o gosto pela enologia. Mudou de curso e estagiou na Quinta do Noval, em Sabrosa. Depois de concluída a licenciatura, partiu como estagiária para Bordéus, no ano de 2000, tendo trabalhado na Chateaux Cantenan Brown e na Pichon Longueville, do grupo AXA. De regresso a Portugal, esteve na Clubvintage.com como responsável pela seleção de vinhos, até que, em 2001, foi convidada, por Dirk Niepoort, para integrar a Lavradores de Feitoria. A proposta era para iniciar um Departamento Comercial, desafio que, embora lhe parecesse “estranho” ao início, aceitou, pela possibilidade de ficar próxima da produção. A decisão provou ser acertada: em 2003, passou a integrar o Conselho de Administração da Lavradores de Feitoria e, em 2006, deu o salto para CEO da empresa, função que continua a acumular com o cargo de Directora Comercial.