Os vinhos Foz Torto seguem o espírito do produtor, apaixonado pelo Douro e respeitador integral da sua identidade e valor

A Quinta Foz Torto situa-se na Região Demarcada do Douro, perto do Pinhão e na confluência dos rios Torto e Douro. A propriedade tem 14 hectares e uma exposição privilegiada para a produção de vinhos tintos: sul e poente. Seguindo um detalhado projeto de reconstrução, Abílio Tavares da Silva manteve três hectares de vinhas velhas plantadas em socalcos e replantou cerca de 80 por cento da propriedade com castas tradicionais durienses (Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinto Cão e Tinta Barroca, entre outras).

Foz Torto está a renascer transformada num dos mais belos “spots” da região: nesta quinta “boutique”, com vistas soberbas, é possível degustar os vinhos, sentir a natureza, fruir a paisagem ao longo de percursos pedestres e miradouros e saborear os produtos cultivados em pequenas hortas. O vinho é assim uma das várias dimensões da experiência multissensorial que Abílio Tavares da Silva proporciona a quem visita Foz Torto.

A par da recuperação da quinta foi, igualmente, reconstruída uma velha adega no centro do Pinhão, na qual Abílio quer agora fazer também experiências de vinificação que possam produzir novo conhecimento a incorporar nos vinhos Foz Torto.

Abílio Tavares da Silva está a construir pequenos lagares para poder vinificar quantidades reduzidas de uvas, de diferentes parcelas, e conhecer melhor a vinha que tem em mãos. “É a forma correta de fazer as coisas”, afirma. Hoje, como em 2005, quando comprou a Quinta Foz Torto,  a atenção aos pormenores e o respeito pelo carácter do território são atitudes de que não prescinde.  Só assim poderá cumprir o sonho que o levou a abandonar o bulício de uma vida de empresário em Lisboa e rumar ao Douro com a família, em 2000: fazer um vinho que traduza o esplendor da região.

Em 2015, Abílio espera iniciar a reconstrução da ruína da quinta, transformando-a numa casa de habitação e pequena unidade de alojamento. Como com o vinho, o projeto de enoturismo tem lá dentro o que o apaixona: as vistas soberbas sobre os socalcos que descem até ao rio, a horta e as árvores de fruto com os produtos de cada estação, as vinhas, o silêncio do Douro.

Vinhos de boutique

Em 2010, nasceram os primeiros vinhos Foz Torto e, três anos depois, chegava ao mercado o Foz Torto tinto de 2010 e o Foz Torto Vinhas Velhas branco 2011.Um ano mais tarde, saiu o Foz Torto Vinhas Velhas tinto 2011, feito de vinhas velhas com mais de 30 castas. Também feitos com vinhas velhas, maioritariamente códega do larinho e rabigato, os vinhos brancos são oriundos de uma propriedade adquirida em Porrais, Murça.

Quando rumou ao Douro, Abílio foi também estudar enologia na universidade transmontana, mas, como em tudo o resto, sabe que é preciso tempo e experiência para fazer vinhos de elevada qualidade, pelo que entregou a enologia dos vinhos Foz Torto a  Sandra Tavares da Silva, reconhecida enóloga portuguesa.

Focado na qualidade e consistência do projeto, o produtor de Foz Torto mantém ainda uma produção reduzida – cerca de oito mil garrafas por ano –, mas os seus vinhos têm conquistado elogios do consumidor e boas classificações por parte dos especialistas que descobrem este vinho boutique que ambiciona homenagear o Douro.