Os sabores únicos das Cataplanas, a Feijoada de Búzinas, a Massinha de Tamboril e a grande escolha de peixes sempre disponível desde que existam diariamente no mercado, são uma referência

Completados 26 anos desde que abriu como Casa de Pasto, em dia que ficou famoso pela oferta de um cozido à Portuguesa a todos os que ali se deslocaram. Na altura era o Fernando que tinha os destinos da cozinha, hoje em dia é a mulher Inácia que faz as delícias de todos os frequentadores deste espaço, simples e convidativo.

Descobri este restaurante a convite de uns amigos algarvios de gema. Fiquei surpreendido pelo espaço simples e convidativo, sem cheiro a fritos saturados e com um aroma de limpeza que é sempre cativante, num espaço que se vê a funcionar em pleno. Estive em conversa com a família completa, que está presente em todas as áreas, desde a caixa com a Sandra a filha, passando pela sala com o marido  Ruben, o patriarca Fernando que vai circulando e espalhando a sua genuídade algarvia acabando na cozinha com a sempre atarefada matriarca Inácia.

É aqui na cozinha que se faz justiça às matérias primas algarvias, acima de tudo respeitando-as, praticando uma cozinha muito simples, saborosa, sem apuros de mais e saudável. O peixe como é fácil de ver é aqui rei, um prazer para a vista, comprado no mercado da Quarteira pelo Fernando, que tem orgulho na frescura do que serve. Caçador desde sempre, não serve aqui caça, embora também tenha alguns pratos de carne.

Realçando os  vinhos da região do algarve, este é um espaço de grande qualidade, de cozinha muito simples e genuína, onde o luxo, segundo palavras do Fernando é na cozinha, de limpeza irrepreensível que tive oportunidade de comprovar e nas agradáveis, modernas e renovadas casas de banho.

Na estrada das açoteias, em Albufeira, ao fim da noite de um excelente jantar e companhia, não pude deixar de me lembrar de uma frase lançada e trabalhada recentemente pelo jovem e criativo chef Louis Anjos e um exemplo de revitalização do que na minha opinião também deve ser esta região “O algarve não é só praia”. Descubra-o ao longo de todo o ano.

Mais informação em www.restauranteadegaticosta.com/
Email. [email protected]
Telef. 289 502 781
Telem. 962 971 315

por Mário Rodrigues