Um espaço de boa gastronomia na cidade de Lisboa com uma das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade, o rio Tejo e a margem sul

Com cerca de dois anos, localizado no centro histórico de Lisboa, entre o Largo do Caldas e o Castelo de S. Jorge, oferece uma vista soberba sobre a Baixa lisboeta e o Tejo. Na decoração diversos elementos emblemáticos da cultura portuguesa, entre os quais peças de faiança Bordallo Pinheiro, no interior, e, no exterior, dois painéis de azulejos da autoria do artista plástico Paulo Ossião.

Quanto à cozinha o chef João Paulo Varela e o sub-chef moçambicano Alexandre Gulaze estão nos destinos da cozinha, que se revela um misto de tradicional portuguesa e moçambicana. A subtileza da confeção, equilíbrio e simultaneamente intensidade de sabor de alguns dos pratos de ambos os países transporta-nos por vezes para o passado. Os peixes e carnes, que têm maior diversidade gastronómica nas origens dos dois chef’s, apostam fortemente nos mariscos e alguns peixes nobres assim como pratos de carne mais saborosos.

O serviço merece algum destaque pela simplicidade e genuidade, revelando-se aqui também o misto cultural dos países em presença. Os vinhos, embora não sejam referidos no site do restaurante, têm uma forte presença os produzidos pela Casa da Ínsua, excelentes e imperdíveis néctares de uma magnífica unidade hoteleira de 5 estrelas, que também pertence ao grupo Visabeira. Esta é a área que na minha opinião deve e merece mais algum trabalho de fundo, no sentido de complementar um importante serviço, que seguramente está no bom caminho, num restaurante que para mim foi uma agradável surpresa.

                                                                                                                                                                                                                                                       por Mário Rodrigues

Zambeze restaurante
Calçada Marquês de Tancos
Edifício EMEL
Mercado Chão do Loureiro
São Cristovão
1100-340 Lisboa
Email – [email protected]
Site – www.zambezerestaurante.pt
Reservas: Telef. 218877056
Latitude: 38.712248 ou 38º 42′ 44” N
Longitude: -9.134735 ou 9º 8′ 5” W