Atualmente o restaurante Mendi é o mais antigo e genuíno embaixador da gastronomia Indiana no Porto e no país

Largos anos atrás, recordo-me de um restaurante Indiano ter aberto na cidade do Porto, numa rua estreita ao lado do hotel Meridian atual Tiara. Passaram quase 20 anos, numa época em que não eram vulgares os restaurantes Indianos. Despertou a minha curiosidade e fui experimentar. Fiquei agradado já na altura, pelo ambiente, pela cozinha e invulgar simpatia. Há cerca de 6 anos, de regresso ao Porto, ouvi falar novamente no mendi e fiquei surpreendido, pois pensei que já não existisse ao fim de tantos anos e voltei. A qualidade, a cozinha e o dono do restaurante mantinham-se, para meu espanto.

prato entrada  - murgh tandoori  e sahi naan 730
Murgh tandoori (frango marinado em ervas aromáticas e iogurte, grelhado no tandoor) e sahi naan (pão típico com recheio de queijo fresco e ervas frescas) . Foto de Pedro do Canto Brum

A sua ementa é um completo mostruário do que de melhor a Índia pode oferecer da cozinha do nordeste do país. Kamal, o proprietário e excelente profissional, simpático e afável, sempre teve a aposta centrada na qualidade. Os cozinheiros por ele contratados estão na casa há cerca de dezoito anos e fazem parte da sua noção especial e afetiva de gestão familiar em tudo o que faz na vida porque o faz sempre com carinho e urbanidade.

prato sobremesa - kulfi 730
Kulfi (gelado típico indiano, com amêndoas, cardamomo e pistachio). Foto de Pedro do Canto Brum

Alguns pratos merecem destaque entre muitos outros, como uma samosa vegetariana (chamuça com recheio de legumes), murgh tandoori (frango marinado em ervas aromáticas e iogurte, grelhado no tandoor) e sahi naan (pão típico com recheio de queijo fresco e ervas frescas) nas entradas. Nos pratos principais o murgh makhani (frango cozinhado em manteiga, natas, tomate e condimentos),  palak paneer (cubos de queijo fresco caseiro, espinafres, especiarias e natas) e mutton biryani (arroz basmati com borrego e diversos condimentos). Nas sobremesas um imperdível kulfi (gelado típico indiano, com amêndoas, cardamomo e pistachio) e a famosa bebinka (bolo de camadas feito, com farinha, ovos, amêndoa e noz moscada).

sala mendi 730
Aspeto sala do Mendi. Foto de Pedro do Canto Brum

Um restaurante de cozinha Indiana, invulgar, exótico e de qualidade que vale a pena não perder numa próxima saída ou visita à cidade do Porto.

Avenida da Boavista, 1430 – Loja 1
4100 Porto
(ao lado do/right next to Hotel TiaraParkAtlantic)
Tel/phone: 22 609 1200

por Mário Rodrigues