Nascido nas vinhas velhas da Quinta dos Murças, propriedade do Esporão no Douro, o Quinta dos Murças Reserva revela o seu carácter duriense, num vinho equilibrado, complexo e sedutor

quinta dos murcas reserva 2010 400

O Esporão, produtor de vinhos e azeites, apresenta o Quinta dos Murças Reserva 2010, a terceira colheita do vinho topo de gama produzido na sua propriedade na região demarcada do Douro. Quando adquiriu a Quinta dos Murças no Cima Corgo, em 2008, o Esporão tinha claro o objetivo de produzir vinhos verdadeiramente durienses no carácter, obtendo toda a virilidade e vigor do Douro, sem os excessos de calor e maturação que por vezes se sentem nas regiões mais quentes.

O Quinta dos Murças Reserva resulta da colheita manual das melhores uvas das vinhas velhas, situadas entre os 100 e os 300m, plantadas com  castas tradicionais do Douro como a Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Touriga Francesa e Sousão. A vinificação é feita em lagares de granito, com recurso à tradicional pisa a pé. A prensagem é feita numa antiga prensa vertical. Após a fermentação em lagares, o vinho estagia 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, seguindo-se estágio prolongado em garrafa.

Segundo os enólogos David Baverstocke Luís Patrão, “a colheita de 2010 caracterizou-se pela primavera chuvosa seguida de um verão longo e temperado que permitiram a maturação ideal e consistente das uvas e a produção de um vinho de grande qualidade.”

Herdando o nome da sua origem, este vinho traduz todo o potencial das vinhas velhas da Quinta dos Murças para a produção de vinhos equilibrados e complexos, sedutores e autênticos, de grande elegância e poder de envelhecimento.

O aroma é fresco, evidenciando a presença dos frutos vermelhos, envolvidos em subtis notas de fumo. No palato, desvenda toda a sua expressividade e concentração de fruta, revelando subtis notas de tosta. O final é longo e fresco, fazendo prever uma notável longevidade em garrafa.

Quinta dos Murças Reserva 2010 tem o P.V.P. de 22,00 €