Assim que aprendeu a andar começou a envolver-se em todo o processo de produção de vinho, desde a colheita da uva até às lagaradas

eduardo cardeal 500

Eduardo Miguel Cardeal Oliveira, natural de Vila Real, desde sempre esteve ligado ao mundo do vinho. Os seus pais são viticultores no Douro e assim que aprendeu a andar começou a envolver-se em todo o processo de produção de vinho, desde a colheita da uva até às lagaradas. Toda a “magia” que envolvia a produção de uva, o seu desenvolvimento ainda na vinha e a vindima em si, lhe despertava grande curiosidade. Acredita que tenha sido um dos motivos pelos quais seguiu a área da Enologia.

Qual o seu percurso profissional nesta área?
Trabalhei, ainda como estudante, em várias empresas de vinho do porto e em Trás-os-Montes onde efetivamente começou a minha atividade profissional, depois passei 3 anos na região dos vinhos verdes e em 2007 abracei o cargo de Diretor de Produção da Herdade da Calada.

Qual foi o seu maior desafio desde que teve início a sua atividade nesta área?
Em 10 anos já tive alguns desafios, para além de algumas vindimas difíceis em questões sanitárias e alguns vinhos especiais, o desafio que mais me deu prazer foi ter construído, aqui na Herdade da Calada, uma equipa capaz de vindimar de noite, projeto que inicialmente era impensável. Agora fazem-no com prazer e a qualidade da uva e do trabalho é imensuravelmente melhor refletindo-se na qualidade dos nossos vinhos.

Na sua opinião o que deveria ser alterado na postura de alguns dos restaurantes e hotéis relativamente ao serviço de vinhos?
Deviam investir mais na venda de vinho “a copo” e estimular um pouco mais uma bebida tão nobre e social como o vinho.

O que acha da evolução dos vinhos Portugueses em termos de penetração no mercado mundial?
Atualmente nota-se que é mais fácil dar a provar vinhos portugueses em comparação com alguns anos atrás, os clientes internacionais já nos reconhecem como um país que produz vinhos de qualidade, não só a granel e vinho do porto. Penso que estamos no bom caminho, muito embora tenhamos que vender mais o nosso azul, do mar e do céu, as nossas praias e o nosso turismo, só desta forma iremos conquistar a visibilidade e penetração em mercados internacionais que procuramos.

Que história, pelo absurdo e/ou interessante, tem desde que iniciou a sua atividade?
Pelo absurdo, tenho algumas garrafas de alguns vinhos enterradas pelo país, algumas desde a minha entrada para a Universidade, o interesse é perceber o que estará lá dentro quando um dia  eu ou alguém as descobrir.

Qual o vinho que teve oportunidade de provar que mais o surpreendeu e de que país?
Gosto de ser surpreendido por vinhos antigos, normalmente portugueses, o ultimo foi um Bussaco branco de 1978.

Qual o restaurante que lhe proporcionou uma experiência inesquecível e porquê?
Flor de sal em Mirandela. A qualidade e a forma como trabalham os produtos da região. Apresentam produtos tão nobres como o azeite ou vinho deslumbrantemente e tendo sempre uma grande preocupação em harmonizar a gastronomia com o melhor vinho.