Tem por objetivo em termos  latos, realizar um evento anual que faça parte do calendário nacional de ambos os lados da fronteira

festim de doçaria regional 730

Festim de doçaria regional, confecionado pelo chef da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo  Felício Dantas, no decorrer do primeiro almoço realizado. Fotografado por Pedro do Canto Brum.

Criação de um evento nacional e regional que faça parte do calendário nacional de Portugal e Galiza. O primeiro evento está previsto ser realizado em outubro de 2014 em data a definir, em Viana do Castelo, sendo no ano seguinte na Galiza, possivelmente Santiago de Compostela e assim sucessiva e alternadamente. No final de cada evento será sempre anunciado a localização do evento seguinte. As autarquias poderão propor-se ao evento do ano seguinte. O tempo de duração do evento poderá ser alargado.

Neste evento deverão estar representadas todas as regiões que pretendam e que integram a plataforma, das 37 autarquias. Será aberto a todas as empresas de produtos regionais e tradicionais, unidades hoteleiras, restaurantes, chefs, produtores de vinhos, enólogos e empresas relacionadas com as áreas do turismo, gastronomia e vinhos. Será dada prioridade aos membros que integram a plataforma. De qualquer forma será feita uma triagem das entidades que se propoem participar.

O evento será aberto ao público, envolvendo as próprias cidades e além da gastronomia e vinhos, poderá ter desfiles de moda de estilistas de toda a região.

Com o objetivo de criar intercâmbio cultural, vínico e gastronómico inter-regiões, divulga-las promovendo a sua gastronomia, vinhos e turismo de qualidade, deverão ser organizadas ao longo do ano:

– Visitas profissionais c/ jornalistas, enólogos, chefs de cozinha e outras entidades às diversas regiões.

– Co-produção de um programa eno-gastronómico de televisão dos “Sabores harmonizados da Península Ibérica”

– Criação de cursos ou workshops nos dois lados da fronteira, em Portugal com cozinha e doçaria Galega e na Galiza com cozinha  e doçaria conventual Portuguesa.

– Promoção em diversos órgão de comunicação social, sempre que possível, de diversos elementos da plataforma, como forma de divulgação da qualidade do seu trabalho desenvolvido.