A qualidade da colheita de 2011 na Quinta de Pancas proporcionou mais um Grande Escolha à Companhia das Quintas. Este é primeiro Grande Escolha da Quinta de Pancas, desde 2008

pancas GE g

Recomendado para acompanhar alguns dos pratos mais natalícios, como caça, carnes vermelhas assadas ou mesmo um peru recheado, o novo Quinta de Pancas Grande Escolha 2011 é o mais recente lançamento da Companhia das Quintas. Este vinho topo de gama resulta de uma criteriosa seleção das uvas das melhores parcelas da vinha desta Quinta situada na região de Lisboa. Depois de ter presenteado os apreciadores com um Grande Escolha da colheita de 2008, a Quinta de Pancas consolida, assim, o seu portfólio em vinhos de exceção.

De facto, desde 2008 que a Quinta de Pancas não tinha um vinho Grande Escolha. Para a equipa de enologia liderada pelo Eng. Joao Corrêa, a atribuição desta classificação só acontece em anos com colheitas de qualidade excecional – e 2011 foi um desses anos.

Este é o vinho topo de gama da Quinta de Pancas e esta nova colheita foi recebida com entusiasmo pela crítica especializada. O Guia de Vinhos 2014, por exemplo, classifica-o como um dos melhores do ano.

O Quinta de Pancas Grande Escolha 2011 foi produzido com as castas Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. As uvas foram vinificadas separadamente, procedendo-se a uma maceração pré fermentativa a frio com o objetivo de extrair o que de melhor as castas têm para oferecer (cor e aromas). O regime intenso de delestage e remontagem, com temperatura controlada de 28°C permitiu obter um  vinho  com corpo e estrutura únicos.

Após um estágio de vinte meses em barricas de carvalho francês, novas e com um ano, procedeu se à escolha do lote final do Quinta de Pancas Grande Escolha 2011. O resultado é um tinto com 14% de teor alcoólico, de cor rubi e granada. Sendo ideal para acompanhar pratos tipicamente natalícios, este vinho deve ser bebido à temperatura de 18° C e, em conservação, permanecer deitado à temperatura constante de 15°.

O Quinta de Pancas Grande Escolha 2011 apresenta um aroma elegante e com grande complexidade. Destacam-se as notas terrosas e minerais, os apontamentos de especiarias e frutos silvestres e algumas nuances florais. O vinho apresenta uma bela estrutura, intenso e fresco nas sensações.