‘Evel XXI Centenário’

Real Companhia Velha lança ‘Evel XXI Centenário’ para assinalar os 100 anos da marca com edição limitada a 3.200 garrafas numeradas

Evel XXI Centenario - Caixa 280

Evel, uma das mais antigas e carismáticas marcas de vinho em Portugal, celebra este ano o seu centenário. Para assinalar a efeméride, a Real Companhia Velha lançou uma edição especial: o ‘Evel XXI Centenário tinto 2011’. Um tinto de elevada qualidade, com a assinatura do enólogo Jorge Moreira e o cunho da família Silva Reis, limitado a 3.200 garrafas, todas elas numeradas e com um PVP recomendado a rondar os € 40,00.

‘Evel XXI Centenário’ é um tinto de 2011, ano que, vitícola e enologicamente falando, reuniu o melhor dos dois mundos: a frescura, elegância e exuberância de sabores de anos mais frescos, com a potência e estrutura de anos mais quentes. O ideal a acrescentar ao facto de ter origem num restrito lote que combina Vinhas Velhas, Touriga Nacional e Touriga Franca das melhores parcelas das Quintas da Real Companhia Velha, todas elas situadas no coração do Alto Douro Vinhateiro. Para este Evel de edição limitada, 50% do vinho fermentou em lagares de granito e os restantes 50% em cubas de inox, com controlo de temperatura. O estágio, da totalidade do vinho, foi feito durante doze meses em barricas novas de carvalho francês, nas caves da Companhia em Vila Nova de Gaia.

Um belo tinto duriense que impressiona à primeira vista com a sua intensa e profunda cor, demonstrando juventude e estrutura. Muito aromático, com notas de fruta madura e generosa que revelam complexidade e riqueza. Denso, encorpado, com taninos bem presentes, suavizados, no entanto, por uma doçura proveniente da fruta. Um vinho memorável que poderá ser apreciado enquanto jovem, mas que vai surpreender com a evolução em garrafa.

Goste / Partilhe este artigo: