Primeira edição do ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada’ arranca hoje com o melhor da região no Centro de Alto Rendimento em Sangalhos – Anadia

Logo Bairrada_A 350

É já hoje, dia 13 de Setembro, pelas 17h00, que arranca o ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2013’, uma feira de vinho e gastronomia, dois jantares temáticos e três provas de vinhos e espumantes de excelência comentadas por especialistas vão estar ao dispor de todos. O ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2013’ contempla uma mostra dos melhores produtos da região, de onde se destacam os espumantes, os vinhos, as águas, o leitão da Bairrada (a mais emblemática iguaria da região, eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa), o bacalhau, a carne Marinhoa, as conservas, a flor de sal, o pão da Mealhada e os doces regionais, como sejam os ovos-moles de Aveiro, os Amores da Curia, as queijadas de Águeda, o bolo da Páscoa de Vale de Ílhavo, o bolo de Anadia, o sorbet de espumante, entre muitos outros. A entrada na feira é gratuita e os horários variam consoante as datas: das 17h00 às 22h00 na sexta-feira (13); das 15h00 às 22h00 no Sábado (14); e entre as 15h00 e as 20h00 no Domingo (15). Com lugar marcado para as 20h00 no restaurante do Velódromo de Sangalhos, cada jantar pode ser degustado por € 35,00 por pessoa. Na sexta-feira, dia 13, o foco vai para os “Sabores do Mar”. No que toca às provas comentadas por especialistas, todos eles integrantes do painel de provas da Revista de Vinhos, são três e todas sob o mote “Bairrada de Excelência”: os espumantes abrem as hostes, sendo a prova conduzida por João Paulo Martins, no dia 13, às 18h00; seguem-se os brancos pelas mãos de João Afonso, no dia 14, pelas 16h00; e fecham o ciclo os vinhos tintos, sob a orientação de Nuno Oliveira Garcia, no dia 15, às 16h00. As provas comentadas estão abertas ao público mediante o pagamento de € 5,00 por pessoa. As inscrições para os jantares e provas são obrigatórias e podem ser feitas através dos contactos 214 369 500 ou [email protected].

A organização está a cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, do Município de Anadia e do Turismo do Centro de Portugal, sendo a produção da Revista de Vinhos. O evento conta ainda com os apoios da Rota da Bairrada, do Instituto da Vinha e do Vinho e da Viniportugal.