A Quinta de Cidrô é talvez uma das quintas que mais impressiona por todos os motivos.

casa cidro 730
Foto Alivetaste

A Quinta de Cidrô é talvez uma das quintas que mais impressiona por todos os motivos. Pela imponência do palácio, pela sua recuperação e cuidado permanente de manutenção, os seus jardins, pela extenção e disposição das vinhas à volta do palácio, mas, e acima de tudo, por se sentir que todo um património arquitetónico, cultural, paisagístico e vínico é cuidado por quem tem imenso respeito por todas estas áreas, tem gosto e muito bom senso, sabe o que faz e tem know how fruto de centenas de anos de experiência na produção de vinhos e a perfeita noção da responsabilidade do património incalculável herdado.

Situada em S. João da Pesqueira uma das mais conhecidas zonas de produção de Vinhos de Mesa do Douro, a “Quinta de Cidrô” foi a ultima aquisição (1972) de entre as quatro grandes quintas da Companhia, tendo-se transformado num modelo de experimentação vitivinícola para toda a Região. Numa terra virgem, foi usada tecnologia de ponta para plantar as melhores castas, ao longo de uma área de 150 hectares e constitui a maior “mancha” de vinha numa só propriedade em toda a região Duriense.

Neste local privilegiado, algumas castas internacionais convivem amenamente com as castas da região. Chardonnay, Sauvignon Blanc, Semillon e a nobre e adaptável Cabernet Sauvignon são algumas das variedades internacionais que manifestam aqui as suas melhores características, quando combinadas com a enorme capacidade enológica disponibilizada pela empresa. Quanto às castas tradicionais ( Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinto Cão, Touriga Franca, Tinta Francisca, Alicante Bouschet e Tinta Barroca), estas continuam a demonstrar todas as suas potencialidades.

De acordo com as informações históricas recolhidas, as primeiras vinhas da “Quinta de Cidrô” foram plantadas no início do séc.XIX, aquando da construção do seu imponente palácio, por iniciativa do proprietário, o Marquês de Soveral. A “Quinta de Cidrô” continuou, mais tarde, a pertencer à Familia Soveral, da qual fazia parte Luís de Soveral, Embaixador de Portugal na Corte de St.James e amigo pessoal do Rei Eduardo VII de Inglaterra, até ter passado, para a posse do Visconde de Asseca. A Rela Companhia Velha comprou esta afamada quinta em 1972 e, desde então, tem conduzido um vasto programa de reconversão, incluindo o interior da Casa e os próprios vinhedos, através de uma nova plantação de sistema vertical aplicado em grande escala.

Em face da disposição das novas plantações e da excelente qualidade das uvas, a “Quinta de Cidrô” é, nos dias de hoje, considerada uma Quinta-modelo na Região Demarcada do Douro.

Vinhos Quinta do Cidrô

.Quinta de Cidrô Alvarinho branco
. Quinta de Cidrô Chardonnay branco
. Quinta de Cidrô Gewürztraminer branco
. Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc branco
. Quinta de Cidrô Cabernet | Touriga Nacional tinto
. Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto
. Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto
. Quinta de Cidrô rosé

vinha cidro 730
Foto Alivetaste

por Mário Rodrigues
parte da informação no site oficial da RCV