No Top 100 dos Melhores Vinhos do Mundo da Falstaff

VPonte_2007 100

por Mário Rodrigues

O Vinha da Ponte da Quinta do Crasto é o único vinho português destacado na lista dos 100 Melhores Vinhos do Mundo, apresentada em Março de 2012 pela prestigiada revista Falstaff, na feira de vinhos alemã Prowein. O vinho produzido exclusivamente com vinhas velhas ficou colocado no 87º lugar do ranking, liderado pelos famosos vinhos Romanée Conti, Château Lafite-Rothschild e Château Latour.

O Vinha da Ponte é um “monovinha”, elaborado com uvas desta vinha centenária e apenas engarrafado em colheitas especiais, sendo que nos anos em que não é engarrafado integra o lote do Reserva Vinhas Velhas.

A Falstaff destaca na sua análise de prova a singularidade atribuída pela idade da vinha e pelas características únicas do terroir do Douro. A revista ainda sugere como alternativa o Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas, vinho mais acessível e que é engarrafado todos anos.

A revista Falstaff, editada na Áustria e na Alemanha, é considerada uma das mais influentes do mundo, a par da norte-americana Wine Spectator e da inglesa Decanter. O Top 100 agora apresentado analisa a consistência e qualidade dos vinhos, considerando factores como a originalidade, carácter, pontuações internacionais e resultados em leilões.

A selecção dos vinhos não tem por base o ano de colheita, mas a consistência apresentada ao longo dos últimos anos, a partir da colheita de 2000.