Pedro Silva Reis

publicado em: Hotelaria, Protagonistas | 1

Em 1997 assumiu a liderança da gestão da Real Companhia Velha e iniciou um profundo processo de reestruturação a nível de viticultura e enologia. Em 2002, aos quarenta anos, é nomeado Presidente da Real Companhia Velha.

pedro silva reis 500

Pedro Silva Reis é o actual Presidente da Real Companhia Velha, a mais antiga e carismática casa de vinho do Porto, fundada em 1756 por Alvará Régio de D. José I, Rei de Portugal, sob os auspícios do seu Primeiro-Ministro, Sebastião José de Carvalho e Mello, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal. A Real Companhia Velha pertence à família Silva Reis e a sua carreira tem sido inteiramente dedicada ao negócio da família. Completou o liceu em Portugal e frequentou um curso de Enologia na Universidade de Bordéus. Iniciou a sua actividade na empresa em 1982 tendo exercido funções em diversas áreas. Em 1986 foi responsável por criar uma nova área de negócios na importação de bebidas espirituosas, tendo rapidamente tornado a empresa num dos líderes da distribuição de whisky Escocês em Portugal. Em 1990 foi criada uma “joint-venture” na área da distribuição, com a United Distillers, então a maior empresa de bebidas espirituosas do Mundo, tendo sido nomeado Presidente da United Distillers Companhia Velha, Lta. Essa parceria manteve-se até 1998. Pedro Silva Reis é também membro activo do “Associativismo” em Portugal. No início dos anos 80, foi um dos fundadores da Associação Nacional dos Jovens Empresários e em 1989 integrou a Direcção da Associação Industrial Portuense, tendo sido o mais jovem empresário a incorporar a Direcção nos seus 150 anos de existência. Em 1994 tornou-se responsável pela AIP Internacional em assuntos para a Ásia. Em 1997 assumiu a liderança da gestão da Real Companhia Velha e iniciou um profundo processo de reestruturação a nível de viticultura e enologia. Em 1999 o seu trabalho é reconhecido em Portugal pela Revista de Vinhos ao nomear a Real Companhia Velha como Empresa do Ano. Em 2002, aos quarenta anos, é nomeado Presidente da Real Companhia Velha, sucedendo a seu pai, Manuel da Silva Reis, que desempenhou o cargo com grande carisma e dedicação durante 40 anos.

por Mário Rodrigues

Goste / Partilhe este artigo:

One Response

  1. […] Esta propriedade, de enorme beleza e espectacularidade, tem uma posição predominante na encosta da margem esquerda do Rio Douro virada para o Pinhão. Cobre toda a colina sobranceira ao Rio Douro, estendendo-se até ao topo, que é ocupado pela “Casa Redonda” – uma casa de hóspedes visível a kilometros de distância – e ocupa, também uma parte da encosta superior da margem direita do Rio Torto. É certamente a maior Quinta da Região do Douro, e pode considerar-se a “Jóia da Coroa” da Real Companhia Velha, presidida por Pedro Silva Reis […]