Um vinho intenso, com uma delicada acidez

ameal 350

por Mário Rodrigues

A não perder a segunda produção do Special Harvest da Quinta do Ameal, o Ameal Special Harvest/10 produzido por Pedro Araújo. Com uma primeira produção lançada no início de 2011 com o Ameal Special Harvest/07, depois de 7 anos de experiências, este novo vinho Ameal resultou de «um processo de produção extremamente difícil e trabalhoso para atingir estes resultados». Ainda segundo Pedro Araújo, «depois do Ameal Escolha 2000, o primeiro vinho da casta Loureiro fermentado em cascos de carvalho francês especialmente seleccionados para o efeito, o Ameal Special Harvest/07, é também o primeiro vinho, deste estilo, produzido usando esta mesma casta». Mais uma vez, a Quinta do Ameal assume-se como inovadora na pesquisa do potencial desta casta (Loureiro) e na criação de vinhos únicos ao mais alto nível, no espectro dos vinhos brancos nacionais.

Um vinho «intenso, com uma delicada acidez. Fim de boca fresco. Deliciosamente complexo. Muito doce, mas perfeitamente equilibrado», segundo classificação da conceituada crítica internacional Jancis Robinson.

Cor amarelo dourado. Aromas complexos de casca de laranja, evolução de madeira, mel e notas florais da casta Loureiro com evolução positiva. Na boca é doce com uma acidez equilibrada e vibrante. Termina longo com grande complexidade. Só em alguns anos e condições muito especiais se consegue este vinhos. Produção – 600 garrafas/ano.

Mais informação em: www.quintadoameal.com