A Herdade do Esporão convida a uma experiência enogastronómica única, onde os sabores tradicionais são reinventados e os vinhos e azeites são saboreados na terra onde nascem.

esporao carta primavera 350

O restaurante da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, dá as boas-vindas à Primavera com novas propostas gastronómicas. As receitas tradicionais alentejanas são apresentadas sob a visão contemporânea do Chef Miguel Vaz e com total respeito pelos ingredientes locais, alguns dos quais produzidos na horta da Herdade, que é cultivada seguindo as práticas de agricultura biológica. Imperam os produtos da época, entre eles legumes como os espargos, as ervilhas ou as favas e os queijos frescos e requeijão.

Nas entradas, o novo menu apresenta como sugestões soufflé de bacalhau e queijo com salada da época, farinheira de porco preto, ovo cozido a baixas temperaturas com espargos ou trouxas de queijo de cabra com vinagrete de mel. Seguem-se as sopas típicas da região como o creme de ervilhas com azeite de hortelã e paleta de porco preto de bolota e, claro, a imprescindível açorda de bacalhau com poejos, queijo de cabra fresco e ovo escalfado.Entre os pratos de peixe, encontra-se o polvo em forno a lenha com vinho tinto e batatas de coentrada e o bacalhau com favas e papada de porco preto em caldo aromático. Mas a carta reserva um espaço especial para as carnes alentejanas e de caça, onde se incluem a receita familiar de assado do Esporão, o bife de lombo Carnalentejana DOP, o porco preto confitado e grelhado na lenha, o peito de pombo torcaz com arroz de cogumelos silvestres e as costeletas de borrego grelhadas com arroz cremoso de açafrão. Uma selecção de queijos alentejanos acompanhados do mel e das compotas da Herdade e uma irresistível selecção de sobremesas que remetem para as memórias doces do Alentejo, nomeadamente o tatin de maçã bravo de esmolfe do Alto Alentejo, o creme brulée de chá, inspirado na receita do Convento da Esperança em Beja, a sericaia com ameixa de Elvas e o requeijão assado com sorvete de laranja.

Debruçado sobre as vinhas e com uma vista panorâmica sobre a albufeira e a paisagem alentejana, o restaurante do Esporão convida a uma viagem às raízes, tradições e cultura da região Alentejana, onde os vinhos e a gastronomia harmonizam em perfeita simbiose com o meio envolvente.

por Mário Rodrigues