Completou 40 anos de história e actualmente detém 90 Hotéis em 10 países e 3 continentes, totalizando 9.470 quartos com 18.940 camas, 15 empreendimentos de timeshare, 6 campos de golfe, uma companhia de aviação charter e um operador turístico.

Foto de João Reis
Foto de João Reis

por Mário Rodrigues

Dionísio Fernandes Pestana, natural de Joanesburgo, licenciado em “ Business Management” pela Universidade de Natal também na África do Sul, é o presidente do Grupo Pestana, maior Grupo Hoteleiro Português.
O Grupo Pestana, cuja origem remonta a 1972, por ocasião da fundação da M & J Pestana – Sociedade de Turismo da Madeira, desenvolve a sua actividade principalmente no sector do Turismo, sendo a maior empresa portuguesa do sector, tendo ainda interesses na Indústria e nos Serviços. São oito as áreas de negócio do Grupo Pestana: Hotéis, Pousadas de Portugal, Casino, Habitação Periódica, Viagens, Golfe e Imobiliária, Indústria e Centro Internacional de Negócios.
Em 2012 completou 40 anos de história e actualmente detém e gere 90 Hotéis em 10 países e 3 continentes, totalizando 9.470 quartos com 18.940 camas, 15 empreendimentos de timeshare, 6 campos de golfe, uma companhia de aviação charter e um operador turístico. Em 2010 as actividades do Grupo, apresentaram receitas de 500 milhões de euros.
Noutros sectores de actividade económica, o grupo Pestana é sócio maioritário da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, (SDM) que gere o Centro Internacional de Negócios da Madeira, e a Empresa de Cervejas da Madeira (detentora da marcas Coral e Brisa).
Com diversos prémios e distinções, o grupo Pestana está no Top 300 das empresas hoteleiras mundiais. Com as marcas Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal, ocupa a 115º posição, sendo a rede portuguesa em melhor posição neste ranking mundial. Em 2010 a marca Pestana foi distinguida como uma das mais valiosas em Portugal, pelo Brand Valuation Forum. Avaliada em 104 milhões de Euros, a marca Pestana lidera actualmente o sector Turismo. Recentemente, passou, também, a figurar na 25ª posição do European Hotel Survey 2010.