Histórias felizes que motivam o meu dia-a-dia

jeronimo 400

por Chef Jerónimo Ferreira

Depois de uma grande viagem pelos 4 continentes à procura de novos sabores, novas culturas e abordagens da gastronomia, muitas foram as histórias que aqui poderia partilhar… mas sem dúvida que duas, as que de seguida vou relembrar, foram as que mais me marcaram!

Em 1988, trabalhava eu no Hotel Ritz em Londres, celebrava-se o aniversário de Sua Majestade Raínha Mãe com um almoço privado com os seus amigos mais íntimos. A azáfama era muita, mas tudo correu na perfeição. No fim todos os Chefes foram chamados à sala onde receberam os elogios merecidos. Alguns anos depois, já eu trabalhava no Hotel Cliff Bay, na Madeira, tivemos uma reserva muitos especial: era um cliente, com mais de 90 anos, que escolheu a Madeira e este hotel especificamente para recuperar de uma cirugia recente. A sua ementa era muito rigorosa, o seu objectivo era engordar um pouco no final da sua estadia, ou seja, em 4 semanas. No dia do check-out, fui chamado à sua Suite, onde ele próprio me informou que tinha engordado 2 kg agradecendo todo o cuidado que tivemos com ele e com a sua esposa ao longo das últimas semanas. Para grande admiração minha, este cliente reconheceu-me… também ele esteve no almoço da Rainha Mãe no Hotel Ritz. Com 90 anos e uma memória fantástica reiterou o agradecimento por tudo o que a equipa à qual eu pertencia tinha feito por ele, na Madeira e também no Hotel Ritz.

Outro acontecimento que me marcou profundamente e que sinto que, tanto eu como a minha equipa marcamos a diferença, foi já no Sheraton Porto Hotel & Spa, onde actualmente trabalho. Um dia, um dos nossos clientes residentes, que aqui se encontrava alojado para realizar tratamentos de quimioterapia, regressou ao hotel triste, desmotivado e sem vontade de comer. Prometi-lhe que iria preparar um arroz de cabidela especial para ele provar. Provou, gostou e nada ficou… Após um ano regressou ao hotel, já feliz e saudável e pediu para falar comigo… confidenciou-me que aquele arroz de cabidela que lhe tinha feito tinha sido o melhor que já alguma vez provou e que isso o fez esquecer todos os problemas desse dia.

São histórias felizes como estas que motivam o meu dia-a-dia a inventar e re-inventar conceitos gastronómicos para alegrar o dia-a-dia de cada um de nós.